Terapia de Casal

Mas como funciona a terapia de casal? Essa é a pergunta mais frequente de quem busca este serviço. Na terapia de casal pontos que frequentemente se perdem nas relações são restabelecidos, como a comunicação, interesse, escuta, reciprocidade, respeito, os alinhamento de objetivos e muitos outros, considerando que cada relação é única! São diversos fatores que podem levar uma relação para um estágio de insatisfação, como: diferenças, dificuldades de cumprir projetos/sonhos, passividade, falta de reciprocidade, falar pouco sobre o que sente (fala-se mais de coisas do que da relação), famílias, situação financeira, comportamentos, ciumes, relação sexual, falta de afetividade ou demonstração de afeto e por ai vai.  

É desconfortável? Se a comunicação e escuta não forem alinhadas pode existir desconforto sim, mas o enfretamento é importante, se você e o/a parceirx tem como objetivo a evolução desta relação. Pense que pode haver um desconforto por talvez ouvir pontos que nunca ouviu, por perceber comportamentos seus que foram prejudiciais na relação, mas a terapia de casal jamais será um lugar de culpa ou julgamento. Entendemos que não há vítima, e sim dois indivíduos dispostos a viverem melhor (juntos ou não). 

Porque um psicólogo pode ajudar na minha relação? A psicologia é a ciencia do comportamento, temos conhecimento sobre as relações individuas, coletivas e sobre nosso ser afetivo no mundo, justamente por isso, o psicólogo servirá como intermediador do autoconhecimento da relação, quando um casal conhece a relação, entende as diferenças, aprende a lidar, enxerga novas perspectivas e se compromente com a mudança, a evolução é o resultado.  

Como saber se faço terapia de casal ou individual? Pense em três figuras: Primeiro você, Segundo seu parceiro(a), Terceiro: a relação. Diante disso, se a relação me afeta individualmente, faça terapia de casal. Se você ou seu/sua parceirx tem hábitos ou comportamentos que desequilibra a relação conjugal, ou trás conflitos, faça terapia de casal. É muito comum ter está dúvida, por isso você pode me enviar um whatsapp que terei prazer em refletir contigo sobre isso! 

E não vai embora sem eu te contar uma coisa? O amor é incrivel, amar e ser amado é maravilhoso! Mas, precisamos romantizar menos as relações e entender que não precisamos passar a vida infelizes, se você não tá legal na relação, trabalhe isso, em você e na relação, não desista só porque pode parecer que o outro não esteja engajado, as vezes a nossa mudança é o despertar da mudança do outro! 

Um abraço. 
Felipe. 

Voltar